Por ainda ser um tabu, muitas incertezas e informações duvidosas permeiam o tema sexo anal. Quem não tem próstata pode ter prazer com a prática? O que eu faço se evacuar? Vai doer?
+ Além da penetração: desmistificando o sexo anal
+ É comum sangrar depois do sexo anal? Especialista alerta o sintoma
Felizmente, as respostas para a maioria de suas dúvidas podem ser mais simples do que você imagina. Ao canal da AzMina no YouTube, a fisioterapeuta pélvica Ana Ghering, do canal Vagina sem Neura, desmistificou alguns dos maiores tabus sobre o anal para que você possa ter uma experiência ainda mais prazerosa.
Mulher pode ter prazer com sexo anal?
Ana garante que mesmo pessoas que não têm próstata também podem ter prazer anal graças à esponja perineal, região entre o ânus e a vagina. Trata-se de um tecido que se assemelha ao da região do clitóris.
A especialista detalha que, assim como com o clitóris, é preciso explorar para descobrir como obter o maior prazer. “A gente também tem que desvincular essa necessidade de penetração”, pontua, ressaltando: “Às vezes um carinho suave, pegando a região do bumbum, passando a mão na região por fora pode ser tão agradável quanto a penetração interna.”
Como relaxar nas primeiras vezes?
Ana garante que a sensação de “evacuar para dentro” causada pela prática é normal, pois a entrada do ânus é repleta de terminações nervosas.
Nas primeiras vezes, a região também pode apresentar sensibilidade, pois a musculatura se contrai com a penetração. Por isso, a fisioterapeuta pélvica alerta para os um dos cuidados necessários: para manter o esfíncter — responsável pela continência de fezes e gazes — saudável, “o ideal é fazer fortalecimento muscular e não fazer com tanta frequência assim o sexo anal”, recomenda.
+ 7 dicas de kits sensuais para garantir prazer sozinha ou acompanhada
Ela ainda aconselha que a mulher seja dominante durante a prática. “Ir por cima para controlar a velocidade, a intensidade, o quanto está entrando, poder fazer aquele controle da musculatura”, explica, ressaltando que ficar de lado também pode ajudar nas primeiras vezes. A posição de quatro, entretanto, é desencorajada para as iniciantes.
É normal fazer cocô no sexo anal?
“É normal. Quem colocou no c* tem que esperar que vá sair isso”, brinca Ana, referindo-se a evacuar durante o sexo. A lavagem anal frequente— a famosa “chuca” — é desencorajada pela especialista, para manter a integridade da microbiota da região.
Uma dica para evitar a sujeira, entretanto, é manter uma dieta leve no dia que for praticar sexo anal e não fazê-lo após refeições pesadas.
+ Por que você deve tentar usar o dedo antes de fazer sexo anal
Para ter uma boa experiência…
Para garantir uma experiência mais suave e menos dolorosa, o uso de lubrificante é recomendado pela especialista. Além disso, o preservativo é essencial para a saúde íntima, e lembre-se de urinar após a relação.
Se você se interessou e quer dicas de como começar, confira o vídeo na íntegra no canal AzMina: